Cannabis: “Sativa” vs. “Indica”.

CHAKOTA MBK
3 min readMar 30, 2019

--

O tópico da marijuana (nome comum dado à planta psicotrópica “cannabis”)medicinal é, hoje em dia, um dos tópicos mais falados e debatidos na comunidade científica, não só devido ao grande, e crescente, investimento de gigantes internacionais na industria da marijuana medicinal, como devido exatamente às respetivas propriedades medicinais que a mesma oferece ao consumidor.

Desde quadros esquizofrénicos e depressivos, a doenças mentais crónicas como Alzheimer e Parkinson, Esclerose Múltipla, tratamento de células cancerígenas, etc. A marijuana medicinal tem a capacidade de conferir ajudas substanciais a nível físico e mental a pacientes onde muitas vezes os medicamentos “tradicionais” e altamente químicos e invasivos não conseguem.

Os benefícios são inúmeros e variados mas, mais importante que isso, são reais, objetivos e conclusivos. No entanto, paira ainda uma grande nuvem de ignorância, ou desinteresse, no público geral, aquando a distinção das estirpes, ou espécies da Cannabis, que conferem estes tais benefícios, não só para doentes clínicos, como para o consumidor esporádico e recreativo da mesma.

Cannabis Sativa vs. Cannabis Indica.

As duas estirpes mais conhecidas e utilizadas são as estirpes chamadas de Sativa e Indica. Ambas obviamente provenientes da mesma planta mãe mas com propriedades diferentes, e consequentemente, efeitos diferentes no consumidor.

Diferenças e características fisícas e morfológicas das estirpes a “olho nu”.

As plantas Sativa são altas, frouxamente ramificadas e possuem folhas longas e estreitas. Esta estirpe é geralmente cultivada ao ar livre e pode atingir até 6 metros de altura.

As plantas Indica são geralmente mais pequenas, densamente ramificadas e possuem folhas mais largas. São mais adequadas para crescer “indoors”.

Morfologia e aspeto físico do crescimento das diferentes estirpes.

Efeitos:

As estirpes Indica e Sativa, como já foi referido, têm os seus próprios e únicos efeitos: As plantas Sativa são, geralmente, mais estimulantes para o consumidor, enquanto as Indica tendem a ser mais sedativas e relaxantes.

O efeito neurológico das Sativa é altamente energético, hormonal e mais adequado para o uso diurno. Confere uma sensação de bem-estar e tranquilidade e é bastante consumida em situações sociais. Também aumenta e estimula a criatividade do consumidor. Os efeitos desta estirpe estão diretamente relacionados com a alta presença do composto molecular “CBD” (Canabidiol).

As plantas Indica, no entanto, tendem a ter o efeito oposto. A sensação sedativa, tranquilizadora e relaxante conferida pela mesma torna-a bastante utilizada para crises depressivas e de ansiedade, por exemplo. As Índicas são também frequentemente utilizadas para aliviar o stress e ajudar em desequilíbrios de sono, sendo assim aconselhado para uso noturno. Os efeitos causados por esta estirpe estão diretamente relacionados com a alta presença do composto molecular “THC” (Tetrahidrocanabinol).

Diferença molecular entre os composto “THC” e “CBD”.

De um modo geral, as Indica são melhores para doenças físicas, como dor e inflamação, e as Sativa são melhores para certas condições mentais, tal como ansiedade crónica, depressão profunda e “PHDA” (Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção).

--

--

CHAKOTA MBK

@chakotambk @mundochakota @mbkvisao MARKETEER, PRODUCER & RAPPER FROM PORTUGAL. Graduate in Marketing, Publicity and PR. Production and creation of Hip-Hop.